quarta-feira, 15 de junho de 2011

Como deve ser a relação Professor e Aluno com deficiência Auditiva



Relação Professor/aluno:

* Não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar

* Acene para a pessoa surda quando ela não estiver prestando atenção em você. Outra saída é tocar o seu braço.

* Quando estiver falando com ela, fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras.

* Use um tom normal de voz. Gritar nunca adianta.

* Fale diretamente com a pessoa, nunca do lado ou atrás dela.

* Enquanto estiver conversando, mantenha sempre contato visual, se você desviar o olhar a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.


* Lembre-se que a pessoa surda pode e deve participar de qualquer atividade proposta, pois a deficiência auditiva não a impede.

* Devemos estar atentos à comunicação, que é o problema principal aqui.

* Devemos sempre colocá-los na frente da turma.

* Falar de forma lenta, pois há alunos que conseguem ler os movimentos dos lábios. O professor deve falar o mais claro possível, evitando ficar de costas para eles.

* Lembrar que o ritmo da criança com deficiência auditiva e menor, pois necessita de um tempo para entender o que o professor fala. (Entendendo é tão rápido quando qualquer um).

site consultado: teiacooperativa.blogspoot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário